J3.x:Instalação do Joomla
From Joomla! Documentation
Instalar o Joomla! pela primeira vez, é muito fácil. O instalador da Web incorporado no Joomla! torna a configuração do seu novo site muito fácil.
Requisitos
Requisitos de Hospedagem
Antes de nós começarmos a instalar o Joomla!, existem alguns pré-requisitos a ter em conta para instalar o 3.x com sucesso. Estes aplicam-se quer tenha um servidor dedicado, um servidor com plano de hospedagem partilhada, ou se estiver a instalar uma cópia num computador local para efetuar testes ou para desenvolvimento.
Terá de satisfazer os seguintes requisitos para instalar e utilizar o Joomla!
Referências
==== Configurações do PHP.ini Recomendadas ====
Existem algumas definições do PHP que precisam de ser suficientes para a instalação do Joomla. Estas geralmente estão em "php.ini" ou "user.ini". Fale com o seu anfitrião sobre como alterar as mesmas, se for possível fazê-lo. Se estiver a trabalhar num hospedeiro local, por exemplo, com XAMPP, não deverá ter sido restringido por estas definições e VPS ou o hospedeiro dedicado também não deverá ser tão restritivo.
Os valores abaixo para PHP.ini são apenas "valores sugeridos.
- memory_limit - Mínimo: 64M Recomendado: 128M ou superior
- upload_max_filesize - Mínimo: 30M
- post_max_size - Mínimo: 30M
- max_execution_time: Recomendado: 30
Preparar para Instalar
Terá de concluir duas tarefas antes de instalar o Joomla! no seu servidor. Primeiro, terá de transferir os ficheiros do pacote Joomla!. Depois, terá de ter uma base de dados para a utilização do Joomla!.
Transferir e Enviar Ficheiros do Pacote Joomla!
- Transfira o lançamento atual de Joomla! 3.x
- Mova o pacote de instalação do Joomla! transferido para o servidor. Utilize um Cliente FTP para transferir os ficheiros do Joomla! 3.x para o seu servidor. Estão disponíveis vários para serem utilizados, aqui tem uma lista de clientes FTP detalhada. Por favor, certifique-se que está a utilizar um lançamento de cliente FTP oficial.
- Dica - Isto pode ser realizado, movendo simplesmente o pacote transferido para o servidor, e depois extraí-lo. Ou pode extrair os ficheiros no seu computador local, e depois mover a instalação do Joomla! para o seu servidor. De qualquer das formas, a instalação do Joomla! precisa de ser extraída na raiz do seu site.
A root do seu site é a pasta pública onde estão guardados todos os ficheiros das páginas da Web, e assim um utilizador pode ver os exemplos de sites, incluindo public_html e htdocs. Que o seu 'Hospedeiro' utiliza e depende deles.
Normalmente, envia os seus ficheiros da Web para a pasta root'. Normalmente, isto é chamado de public_html, mas outras variações incluem htdocs e isto depende do que o seu hospedeiro tem configurado no servidor. Para fins do Joomla, pode carregar os ficheiros diretamente para public_html ou numa subpasta dentro deste.
Se extrair os ficheiros no seu próprio computador e depois copiá-los para o seu servidor, certifique-se que copia apenas as pastas e ficheiros contidos DENTRO do pacote Joomla!. Se extrair as pastas e ficheiros para uma pasta, por exemplo, chamada, Joomla
e se depois enviar essa pasta, o seu site terá de ser acedido em yoursitename.com/Joomla
em vez de yoursitename.com
.
Base de dados para a instalação do Joomla!
- Se precisar de criar uma base de dados, por favor, leia primeiro "Criar uma base de dados para utilizar com o Joomla!" ou ignore o passo #2.
- Terá de guardar/anotar a informação da base da base de dados básica quando for iniciada a instalação do Joomla! atual.
- Localização da base de dados, localhost? Ou um servidor anfitrião especifico, tal como
dbserver1.seudominio.com
? - O nome da base de dados
- O nome de utilizador da base de dados
- A palavra-passe do utilizador da base de dados
- Localização da base de dados, localhost? Ou um servidor anfitrião especifico, tal como
Iniciar a Instalação
Configuração Principal
Com todos os requisitos acima concluídos, uma base de dados criada e os ficheiros necessários do Joomla! no lugar, está pronto para instalar o Joomla!. Inicie o instalador da Web do Joomla! abrindo o seu navegador favorito e aceda ao nome do domínio do site. Na instalação do hospedeiro irá utilizar http://www.yoursitename.com
. Se estiver a instalar o Joomla! localmente, irá utilizar http://localhost/<o caminho para os ficheiros Joomla>
, e deverá ver o ecrã de instalação.
O Joomla! irá tentar identificar automaticamente o campo Selecionar Idioma a partir do idioma do seu navegador. Pode alterar isto se necessário.
Preencha a seguinte informação.
- Nome do site: o nome do seu site — este pode ser alterado em qualquer altura na página de Configuração Global do Site.
- Descrição: insira uma descrição do site da Web. Esta é uma descrição de metadados de recurso global utilizada em cada página que será utilizada pelos motores de pesquisa. Geralmente, é suficiente um máximo de 20 a 25 palavras. Novamente, isto pode ser alterado em qualquer altura na página de Configuração Global do Site. Para mais sobre metadados, consulte Configuração Global de Metadados e Inserir metadados de motor de pesquisa.
- Endereço de E-mail do Administrador: o endereço de e-mail do administrador. Insira um e-mail válido para o caso de se esquecer da sua palavra-passe. Este é o endereço do e-mail onde irá receber a hiperligação para alterar a palavra-passe de administrador.
- Nome de Utilizador de Administrador: O Joomla! utiliza "admin" como predefinição como o nome de utilizador para o Super Utilizador. Pode-o deixar como está, alterá-lo agora (que é uma excelente medida de Segurança) ou utilizar o Meu Perfil na interface Administração para o alterar mais tarde.
- Palavra-passe de Administrador: lembre-se que o super utilizador tem um controlo total sobre o site (frontend e backend), por isso tente utilizar uma palavra-passe difícil. Utilize o Meu Perfil na interface Administração para a alterar mais tarde. Confirme a palavra-passe no campo Confirmar Palavra-passe de Administrador.
- Site Off-line: clique em "Sim" ou "Não". Sim - isto significa que quando a instalação estiver concluída, o seu site da Web Joomla! irá exibir a mensagem 'O site está off-line' quando acede a
yoursitename.com
para ver a página principal. Não - isto significa que o site está em direto quando aceder ayoursitename.com
para ver a página principal. Pode utilizar a Configuração Global do Site na interface Administração para alterar o estado de Off-line a qualquer altura.
Quando estiver tudo concluído na primeira página, clique em Seguinte para prosseguir:
Configuração da Base de Dados
Definições de Configuração
Terá de inserir agora a informação sobre a base de dados que irá utilizar para o Joomla!. Foi sugerido que guarde esta informação no separador "Preparar para a Instalação". Também poderá ler ou rever Criar uma Base de Dados para o Joomla!.
Para simplificar, estas instruções são uma referência para instalar com uma base de dados MySQLi. As instruções na página de instalação são auto-explicativas, mas aqui estão elas novamente:
- Tipo de Base de Dados: MySQLi é a base de dados utilizada com mais frequência
- Nome do anfitrião Onde está localizada a sua base de dados? O mais comum é
localhost
, mas alguns anfitriões utilizam um servidor de base de dados específico, tais comodbserver1.yourhost.com
- Nome de utilizador: o nome de utilizador utilizado para ligar à base de dados
- Palavra-passe: a palavra-passe para o nome de utilizador da base de dados
- Nome da base de dados: o nome da base de dados
- Prefixo da tabela: é gerado um automaticamente, mas pode alterá-lo. Por exemplo, pode ser utilizado
jos3_
. Não se esqueça de colocar sempre o caráter 'sublinhar' (_
) no fim do prefixo. - "'Processo da base de dados antiga"': o instalador deverá efetuar uma cópia de segurança ou eliminar as tabelas existentes durante a instalação das novas tabelas? Clique em "Sim" ou "Não" para selecionar a opção.
Todas estas opções podem ser editadas na página de Configuração Global do Site, nas opções 'Servidor' depois de concluir a instalação. Note que a sua instalação irá ter problemas se alterar estas definições depois da instalação, a não ser que tenha uma cópia completa da base de dados atual utilizada pela instalação do Joomla!. As ações mais comuns serão atualizar o nome de utilizador e a palavra-passe da base de dados ou efetuar uma mudança de uma instalação existente para um novo anfitrião com parâmetros diferentes.
Quando tiver sido preenchida toda a informação, clique em "Seguinte" para prosseguir:
Finalização
Sinopse
Agora, é altura para finalizar a instalação do Joomla!. A última página da instalação da no navegador da Web contém toda a informação sobre a instalação. Isto inclui as opções (no topo) para a instalação de dados predefinidos e as configurações de instalação (em baixo).
Instalar Dados Amostra e Configurações de E-mail
As primeiras opções são para instalar automaticamente o conteúdo predefinido para o site da Web e enviar as definições de configuração por mensagem.
Se for novo no Joomla!, seria benéfico instalar alguns "'dados predefinidos"' para ver como é que o Joomla! funciona. Nesta altura, pode escolher receber as definições da configuração no seu e-mail. Se a opção Enviar Configurações por E-mail for selecionada, a opção de Enviar Palavra-passe por E-mail irá aparecer. Esta opção encontra-se desativada por predefinição, por motivos de segurança. Pode escolher para ter esta opção incluída, basta clicar em "Sim".
É altura para verificar as configurações da sua instalação e o ambiente da instalação.
Verificação da Configuração
Verificação das Suas Configurações
Se estiver tudo em ordem, irá ver a instalação no topo da página da visão geral. Se não, este é o local para verificar e ver o que poderá estar a causar o problema.
A secção encontra-se dividida em 4 grupos:
- Configuração Principal: toda a informação específica do site da Web, tais como o nome do site da Web, descrição, nome de utilizador do administrador, etc.
- Configuração da Base de Dados: contém a informação sobre a base de dados que o Joomla! irá utilizar.
- Verificação da Pré-Instalação: estes requisitos devem ser todos mostrados como 'Sim', caso contrário, não irá poder instalar o Joomla!. Com a exceção da versão do PHP, o restante é normalmente controlado no ficheiro php.ini. Poderá precisar de assistência do seu anfitrião para corrigir estas definições ou verificar se é possível ajustá-las.
- Definições de PHP típicas que podem fazer com que a instalação falhe e pode precisar de ajustes, incluindo o seguinte com valores sugeridos: (1) memory_limit (64M), (2)max_execution_time (30), (3) post_max_size (30M), (4) upload_max_filesize (30M). Para mais informação, consulte o ficheiro O ficheiro de configuração.
- Configurações Recomendadas: estas são as definições que são recomendadas na sua configuração do PHP, mas não impedirão a instalação do Joomla!. Poderá verificar as instruções acima para saber como efetuar as alterações.
Se tudo estiver correto e todas as verificações bem sucedidas, poderá clicar agora em Instalar no canto superior direito na página de Visão Geral. Isto irá iniciar todo o processo da instalação atual.
Depois de clicar em Instalar, deverá ver uma barra do progresso com informação adicional sobre a instalação. Assim que instalação esteja concluída, deverá ver a página de sucesso!
Finalização
Instalação Bem Sucedida e a Terminar
Parabéns! O Joomla! 3 encontra-se agora instalado. Se desejar começar a utilizar o Joomla! de imediato sem instalar os idiomas extras, existe um último passo para terminar a instalação. Deverá apagar a Pasta de Instalação. Clique em Remover Pasta de Instalação e irá aparecer uma mensagem de sucesso. Pode agora ir até ao login de "Administrador"' e iniciar a sua sessão clicando em Administrador ou ir para o seu site, clicando em Site.
Instalação Extra de Idiomas

Antes de concluir a sua instalação e eliminar a Pasta de Instalação, clique em:
- → Passos extra: Instalar Idiomas
Isto irá continuar a instalação do Joomla!, levando-o para uma nova página de instalação.
Instalação de Idiomas
É exibida uma lista de pacotes de idiomas.

Selecione o idioma ou os pacotes de idiomas que deseja instalar. Lembre-se do seguinte:
- Os pacotes de Idioma incluídos nas distribuições personalizadas não serão listados nesta etapa porque eles já estão instalados.
- Uma versão dos pacotes propostos irá corresponder com a versão principal do Joomla! (3.0.x, 3.1.x, etc...). A versão secundária do pacote poderá não corresponder, por exemplo, está a instalar a versão 3.3.3 e é mostrado o pacote de idiomas da versão 3.3.2.
- Pacotes de idiomas no exemplo acima poderão ter linhas não traduzidas.
- Aos pacotes de idiomas que não correspondam, serão oferecidos como uma atualização quando os pacotes forem atualizados pelas equipas de 'Tradução' registadas. A atualização disponível será mostrada no painel de 'Controlo', bem como no Gestor de Extensões → Atualizações. Este comportamento é similar ao Gestor de Extensões → Instalar Idiomas.
Clique em Seguinte e será exibida uma barra de progresso durante a transferência do pacote ou pacotes de idiomas.
Escolher Idioma Predefinido
Quando a transferência estiver completa, pode escolher o idioma predefinido para o Site e para a interface do Administrador.
Nesta altura, também pode escolher a ativação das funcionalidades multilingue do Joomla!.
- Clique em Sim para Ativar a funcionalidade multilingue
- Irão aparecer duas opções adicionais.
- Instalar conteúdo localizado, sim ou não. Isto irá criar automaticamente uma categoria de conteúdo para cada idioma instalado e um artigo em destaque com conteúdo fictício para cada categoria de conteúdo instalada.
- Ativar o plug-in do código de idioma, sim ou não. Se ativado, o plug-in irá adicionar a opção para alterar o código de idioma no documento HTML gerado para melhorar a SEO (Otimização do Motor de Pesquisa).
Quando tiver concluído todas as opções da instalação do idioma, clique em Seguinte para prosseguir.
Finalização
Agora, ser-lhe-á apresentado um ecrã muito similar Parabéns! O Joomla! está agora instalado. A diferença será uma observação sobre as definições de idioma do 'Administrador e Site', se estas foram definidas. Também não irá ver a mensagem Passos Extra no canto inferior direito.

Agora, pode eliminar a Pasta de Instalação. Clique em Remover Pasta de Instalação e irá aparecer uma mensagem de sucesso. Agora, pode navegar até ao início de sessão Administrador, clicando em Administrador ou ir diretamente para o seu site, clicando em Site.